quarta-feira, 8 de julho de 2009

Valentin Tomberg

Valentin Tomberg
(27 Fev 1900 – 24 Fev 1973).

Nasceu no seio de uma família luterana em São Petesburgo, Rússia. Na adolescência inclinou-se ao Martinismo hermético de G.O.Mebes assim como a Teosofia e o misticismo ortodoxo ocidental. Sua mãe foi assassinada por saqueadores durante a revolução russa, a qual depois Valentin e seu pai deixaram rumo a Tallinn, Estonia onde Tomberg estudou línguas e religiões comparativas na Univerdade de Tartu. Como um jovem homem foi fortemente influenciado por Vladimir Soloviev e teve uma experiência pessoal da Sophia em uma Catedral na Holanda.

Em 1925 ele se afiliou a Sociedade Antroposófica, a qual sob auspícios palestrou na Holanda e Inglaterra e escreveu sobre sua compreensão da Bíblia, Antroposofia, e o Cristianismo Esotérico. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele abandona a Sociedade Antroposófica e em sua luta interna, converte-se ao catolicismo.

Em 1948 muda-se para a Inglaterra onde se torna tradutor da BBC e monitor de informações soviéticas durante a guerra fria, enquanto continua sua devoção em práticas meditativas, escrevendo suas inspirações esotéricas.

Em 1960 retira-se em Reading próximo ao Rio Thames. Morre durante suas férias em Majorca. Seu mais conhecido trabalho publicado póstumo é “Meditações sobre os 22 Arcanos do Tarot”, escrito anonimamente.
.·.