sexta-feira, 28 de setembro de 2007

ORDEM ROSACRUZ - AMORC - GLP

Imagem: Portal de Akhenaton e Pedra da Rosetta na AMORC - GLP
Enviado por: D. SRC

Muitas pessoas já ouviram falar na Ordem Rosacruz, mas poucos conhecem o significado desta instituição. Para esclarecer dúvidas e contar um pouco das práticas e do acesso à Ordem, que acaba de completar 50 anos , a reportagem da Revista Dimensão conversou com o Grande Mestre da AMORC para os países de língua portuguesa, Charles Vega Parucker.

Parucker define a Organização como uma “fraternidade mística, filosófica e cultural, que procura levar ao ser humano o conhecimento de leis espirituais e naturais que influem consideravelmente na vida humana”.

Sendo assim, a Ordem Rosacruz, AMORC é isenta de vínculo religioso ou dogmático, e tampouco político. Também não discrimina gênero, raça ou posição social. Qualquer pessoa pode fazer parte do quadro da organização, desde que tenha afinidade com a sua linha de conduta. A participação dos interessados é puramente individual, bastando ter vontade de aprofundar-se nas áreas abordadas pelo programa de ensino, que compreende misticismo, filosofia e ciência, em legado milenar que a Ordem recebeu de seus antepassados e que cuida de perpetuar, sempre atualizando a forma de transmissão. Para afiliar-se basta preencher uma proposta escrita e enviar à Grande Loja de Língua Portuguesa, em Curitiba. A partir de então, são enviadas monografias para estudo individual no próprio lar do estudante. Nesta fase, o interessado precisa estudar, pelo menos, uma monografia por semana, dedicando um tempo médio de uma hora para as leituras.

Os ensinamentos oferecidos são facilmente compreensíveis, conforme explica Parucker: “As lições do Rosacrucianismo são adequadas a todas as pessoas que tenham desde o ensino regular até os níveis mais elevados de conhecimento”. O material é enviado trimestralmente, e comporta uma fase teórica e outra prática.
Aos Rosacruzes também são oferecidas atividades em grupo nos Organismos Afiliados, que consistem em meditações coletivas e trabalhos de mentalização. Além disso, esporadicamente ocorrem palestras, cursos, retiros e encontros de recolhimento interior. Também são realizadas convenções, feitas em diversas regiões do país, enquanto os encontros nacionais acontecem a cada dois anos em Curitiba.

Há doze anos foi construída, no município de Quatro Barras-PR, a “Morada do Silêncio”, um edifício dedicado à meditação silenciosa. É o local ideal para os estudantes entrarem em contato com seu Eu Interno, praticando o reconhecimento interior. Lá permanecem em torno de uma semana em quartos isolados, com a intenção principal de fazer uma reflexão profunda sobre as verdades do espírito, deixando de fora o estresse da vida moderna.

A AMORC possui Organismos Afiliados em diversas partes do mundo, os quais obedecem a uma gradação: Pronaos, Capítulos e Lojas. Cada uma deles possui atividades próprias, místicas e culturais. A diferença básica entre elas é o número de freqüentadores e o processo ritualístico e místico observado. Somente as Lojas podem realizar Iniciações, nas quais os participantes são introduzidos por meio de cerimônias gradativas nos Graus do Templo, ou seja, nos níveis de estudo da Ordem.

Por todos os continentes os Rosacruzes se agrupam por meio da jurisdição de Grandes Lojas idiomáticas que, conforme o próprio nome diz, são estruturas divididas por idiomas. Cada uma delas coordena atividades pertinentes a uma única língua. O Grande Mestre Parucker afirma que a AMORC é uma Organização prática, pois divide de forma compreensível os ensinamentos referentes à língua dominante de cada região. O Grande Mestre ressalta que independente do nível de estudo que o Rosacruz possa estar, todos recebem tratamento igual, sempre respeitando o processo de evolução de cada um. “Dentro da Ordem Rosacruz o ser humano é visto como alguém que permanece em constante aprendizado. Isto é simbolizado por um ponto de interrogação ambulante, uma busca incessante pelo conhecimento e pela verdade”.

Não há determinação alguma referente à faixa etária. A partir dos 16 anos pode-se solicitar afiliação à AMORC. Para as pessoas abaixo desta idade existe a Ordem Juvenil, que dispensa o mesmo processo de ensino dos adultos, muito embora os conteúdos sejam ministrados conforme o nível de compreensão de cada idade.

Por se tratar de uma Organização que requer certa disciplina dos seus integrantes, é comum pensar que na AMORC existam restrições quanto a comportamento, porém o Grande Mestre salienta que não há exigências relacionadas à alimentação, vestuário e demais hábitos. O lema da AMORC é “a mais ampla liberdade na mais irrestrita independência”.

Além das cerimônias rotineiras que ocorrem semanalmente nos Organismos Afiliados, destacam-se alguns rituais que a AMORC proporciona a seus afiliados, e que são abertos ao público. O casamento Rosacruz é um deles. É realizado dentro dos Templos da Ordem, mas somente após o consenso civil. O Ritual de Aposição de Nome é outro ritual, que simboliza a recepção de uma alma em um novo corpo, para o início de uma nova vida no plano terrestre. Este ritual assemelha-se ao batismo, e só pode ser realizado em benefício de filhos de Rosacruzes, até os 18 meses de vida da criança.

Todos os conhecimentos provindos do Rosacrucianismo proporcionam ao estudante a oportunidade de tornar-se um canal de difusão de luz, vida e amor entre os homens, por meio de uma crescente habilidade em se conhecer e conhecer os outros. “A Ordem estimula o despertar da consciência do Rosacruz, sempre enaltecendo os valores humanos. O objetivo principal da AMORC é desenvolver o autoconhecimento e colocá-lo a serviço da humanidade”, finaliza o Grande Mestre Parucker.

Para conhecer um pouco mais acesse o site da AMORC

Fonte: Revista Dimensão
.