"Dos Erros e da Verdade"
A tese desse livro é a de que pelo conhecimento de sua própria natureza
o homem pode alcançar o conhecimento do seu Criador e de toda a criação, bem
como as leis fundamentais do Universo, das quais encontra reflexo na lei feita pelo
homem. Sob essa luz foi mostrada a importância do livre-arbítrio.
"Tábua Natural das relações que existem entre Deus, o Homem e a
Natureza"
O homem teria sido privado de suas aptidões e seus meios superiores por
ter mergulhado na matéria tão profundamente que nisso perdeu a consciência de
sua natureza original, que tinha antes da queda e que era um reflexo da imagem
de Deus. Com essa queda o homem ter-se-ia afastado do quadro de seus próprios
direitos e deixaria de ser um elo entre Deus e a natureza.
"O Homem de Desejo"
Nessa obra vemos a influência da doutrina de Boehme. Essa obra lembra um
dos salmos que exprime o ardor da alma para com Deus e deplora a alma do homem,
seus erros e pecados, sua cegueira e sua ingratidão. Nessa obra, Saint-Martin
viu a possibilidade de um retorno do homem a seu estado primitivo. Mas esse
retorno só seria possível com o abandono da vida do pecado e seguindo os
ensinamentos do Redentor Jesus Cristo, o Filho de Deus, que desceu das alturas
de Seu trono celestial por amor a toda humanidade.
"Ecce Homo"
Saint-Martin adverte para o perigo de buscar a excitação das emoções das
experiências mágicas de baixo nível, das premonições, dos diversos fenômenos
que não passam de expressões de estado psico-físicos anormais do ser humano.
"O Novo Homem"
Nesse livro é tratado o pensamento como um órgão de renascimento que
permite penetrar no mais profundo do ser humano e descobrir a verdade eterna de
sua natureza. A alma do homem é um pensamento de Deus.
"Do Espírito das Coisas"
Nesse livro o autor declara que o homem, criado à semelhança de Deus,
pode penetrar no seio do Ser que está oculto por toda a Criação e que graças a
sua clara visão interior, ele é capaz de ver e reconhecer as verdades de Deus
depositada na Natureza. A luz interior é um reflexo que ilumina as formas.
"O Ministério do Homem Espírito"
Aqui o Filósofo Desconhecido completa todas as indicações precedentes,
apresentando um objetivo que não é diferente, qual seja, o da ascensão de uma
alta montanha. O homem escala impelido por uma necessidade interior e no
antegozo da vitória, que traz a liberdade após tribulações e sofrimentos. É a
volta do filho pródigo ao Pai, sempre cheia de caridade e perdão. Isso é
alcançar a unidade perfeita com Ele: "O Pai e eu somos um".
"Dos Números"
Trata-se de urna obra inacabada, mas contém muitas indicações
importantes que não poderiam ser encontradas em outra parte. Ele analisou os
números de um ponto de vista metafísico e místico. Nos números encontrou uma
confirmação da queda e do renascimento do homem.
"O Crocodilo"
Descreve , através de um poema épico de 102 cantos, a maneira como o mal
se insinua nas coisas sagradas e com perfídia ele destila seu veneno para
destruir aqueles que são cegos e insensíveis. Mas o mal dispõe de um tempo
limitado e pode ser facilmente reconhecido por sinais discerníveis; não pode
iludir aqueles que tem a visão da consciência, que observa, e são cavalheiros
de nobres desígnios.
"Nova Revelação"
Saint-Martin trata nessa obra do livre-arbítrio. o homem pode alcançar
toda a verdade pelo conhecimento de sua própria natureza mediante todas as
aptidões que ele tem: físicas, intelectuais e espirituais. Deve compreender
profundamente a ligação que existe entre sua consciência e seu livre-arbítrio.
Nas obras póstumas
do Filósofo Desconhecido foram publicados certos escritos curtos de sua
autoria, dentre os quais são destaques: "Pensamentos Escolhidos, numerosos
fragmentos éticos e filosóficos, poesias incluindo "o Cemitério de
Amboise", "Estrofe Sobre a Origem e o Destino do Homem", além de
meditações e preces. Louis-Claude de Saint-Martin era um cavalheiro empenhado
nu busca da luz. Foi reconhecido como um dos maiores místicos da França, mas a
obra de sua vida não se limitou às coisas que escreveu. Toda a sua existência
foi dedicada à idéia de um grande renascimento da humanidade e ele desencadeou
um eco profundo, não somente na França mas também no Oeste e no Leste da
Europa.