quinta-feira, 11 de junho de 2015

ELIAS ARTISTA de PARACELSO


ELIAS ARTISTA de PARACELSO - Compilação
Pelo Irm. Tácitus


Paracelso em seu tratado "De Mineralibus (tomo II,pp.341-350)" o anúncio do milagroso acontecimento que deveria confundir o século seguinte: Diz ele: "Nada existe oculto que não se deva ser descoberto. É assim que deverá suceder-me um ser prodigioso, que revelará muitas coisas". (De Minaralibus, I).

"...que deve permanecer velada até a chegada de Elias Artista".

Elias Artista! Gênio reitor dos Rosacruzes, personificação simbólica da Ordem, embaixador do Santo Paracleto! Paracelso, o Grande, prediz Tua vinda, é Sopro Coletivo das generosas reivindicações, espírito de liberdade, de ciência e de amor que deve regenerar o mundo!

"...Mas o tempo e a idade propicia trarão essas coisas com eles; quando a hora soar, será necessário que elas se realizem, e é por isso que Ele vêm..." (Prognosticatio, 1536).

Que deverá vir? Ele, o espírito radiante do ensinamento integral dos Rosa-cruzes: Elias Artista!

"Os homens estão sujeitos ao erro, à malícia, à cegueira, e os R+C são homens; entretanto não se podem computar suas faltas ao abstrato da Ordem. Elias Artista é infalível, imortal, e, além disso, inacessível tanto às imperfeições como às manchas e as ridicularizações dos homens de carne que desejam manifestá-lo”.

“Espírito de Luz e de progresso, ele se encarna nos seres vivos de boa vontade que O evocam. Se estes por ventura tropeçam no caminho, Elias Artista os abandonará...”.

“...evitemos falsear o espírito tradicional da Ordem; sendo reprovados no alto, no mesmo instante, cedo ou tarde seríamos renegados aqui em baixo pelo misterioso demiurgo que a Ordem saúda por esse nome: Elias Artista!...”.

“Ele não é a Luz, mas como São João Batista. Sua missão é dar o testemunho da Luz de Glória, que deve irradiar de um novo céu sobre uma terra rejuvenescida. Que Ele se manifeste por conselhos de força e que Ele desobstrua a pirâmide das Santas Tradições, desfiguradas pelas camadas heteróclitas de detritos e de caliças que vinte séculos acumularam sobre ela. E que enfim, por Ele, as sendas sejam abertas para receber o Cristo Glorioso, no ninho maior do qual se dissipará – estando Sua Obra concluída – o precursor dos tempos futuros, a expressão humana do Santo Paracleto, gênio da ciência e da liberdade, da sabedoria e da justiça integral: Elias Artista...”. (No Umbral do Mistério).

“... Francis Bacon igualmente grande como filósofo e como Rosacruz, que tem sido identificado com o Elias Artista profetizado por Paracelso...”. (Manual del Caballero Rosacruz, 60).

Tácitus