sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

"15 Pontos sobre o Esoterismo Iniciático no seriado Chaves"


"15 Pontos sobre o Esoterismo Iniciático no seriado Chaves, e a estranha doença que afeta os Ocultistas de todo  mundo!" 
Por Caciano Camilo Compostela, Monge Rosacruz

Saudações!

Em 1998 era um dos expositores em um Simpósio Esotérico na Tijuca (L.R.S.S.R.J.), Rio de Janeiro; dentre os palestrantes que me precederam estavam dois altos Iniciados especializados em desvendar 'os mistérios ocultos de eventos tidos como banais'.

Resolvi colaborar!

Ao chegar a minha hora, pequei um giz, fui ao quadro e anunciei que estava mudando de tema; durante uma hora e meia, falaríamos sobre os aspectos Místicos/Kabalísticos do seriado 'CHAVES'.

Visto que me seria impossível descrever tudo o conteúdo da palestra, vamos a um resumo:

 - A 'Vila', seus personagens, 'Casas' e 'Escada' simbolizam nosso próprio microcosmo com em seus diferentes estágios conscienciais.

- O 'Pátio' é o plano da consciência objetiva onde desenrolam-se os 'dramas' da existência.

- A 'Escada'  da 'Vila', discretamente posicionada, corresponde a 'Escada de Jacó' que nos permite elevar-nos aos Planos Superiores. É a coluna vertebral onde entrelaçam-se Ida & Pingala, o polo positivo e negativo. É o veículo por onde vai ascender a sagrada Kundalline.

- Cada 'Personagem' (persona=máscara=veículo) representa, de maneira mais ou menos clara, uma Sphera da Árvore da Vida ou seus Caminhos.

- Com apenas oito anos de idade, órfão, pobre e sempre faminto, ele tem seu  nome verdadeiro desconhecido. Como seu programa era exibido no canal oito (no México originalmente), seu nome ficou "El Chavo del Ocho" ('Menino' do Oito, em uma tradução livre). Os diretores de Silvio Santos, adaptaram o nome para 'CHAVES'. O 'Menino-Deus' prometido para a 'Salvação',(auto) Redenção, Assunção do gênero humano.

- Chaves é, como a família linguística do nome sugere, um objeto, um elemento que nos permite abrir uma porta, acessar algo obscuro, desconhecido ou temporariamente inalcançável.

- Notemos que, embora a série percorra os anos, 'Seu Madruga' deve sempre 14 meses de aluguel; isto nos leva a constatar que vida na 'Vila' transcorre fora dos limites tempo/espaço comuns, é atemporal.

- Chaves é o centro de tudo, vive fora dos Apartamentos mas é ao mesmo tempo a 'casa' central do Árvore; ou seja, é no entorno do seu humilde 'Barril' que todos convivem. É Thipheret, a Sphera Crística do Menino/Deus acessível a humanidade. Trata-se, digamos, do Sol que é o âmago, a luz e a vida de todos os outros planetas.

- 'Seu Madruga' é Malkut, o plano mais denso, visível, instintivo e primevo do Ser. Ele possui o espírito de Saturno que se demonstra na sua 'velhice', 'machismo' e 'implacabilidade para com as crianças'.

- A 'Bruxa do 71' é Yesod, o aspecto Lunar, e por isso carrega em si a 'Bruxa Ancestral', aquela capaz de evocar as forças psíquicas e usa-las semi-conscientemente; a 'antiga mãe' que deseja o 'velho pai' (Seu Madruga); distinta, sábia e misteriosa.

- 'Dona Florinda' é Vênus e, como tal, incorpora o romance e o amor para com o marido falecido(MARinheiro!!) e o Professor Girafales, o responsável pela retransmissão do Conhecimento. Ela é ao mesmo tempo elitista, dura, doce, empreendedora e violenta se necessário; a perfeita figura da Deusa d'lamore.

- 'Seu Barriga' ('Seu' > 'Senhor', do Latim > 'Dominus' > 'Dono'), está intimamente ligado a Sphera de Júpiter; possuidor do ouro e da prata, ele é o Proprietário de tudo material. De tanto 'desejar & possuir' acumula até gordura a ponto de ter o que chamamos de 'Rei na Barriga'. 'Seu Barriga' vive uma relação de amor e ódio com CHAVES que tenta sempre (inconscientemente) destruí-lo; encerrar a materialidade que impede a plenitude da Lux. Ainda assim, 'Seu Barriga' o protege e ampara, mesmo que de longe. "Foi sem querer querendo!".

- As 'Crianças' (Chiquinha, Quico, Nhonho, Pepe..) não possuem uma 'Casa' sua, moram com os pais; portanto, não são Spheras mas Caminhos; ou seja, não sediam aspectos do poder, apenas serven-lhe de Canal.

- Um dos pontos altos é o episódio em que CHAVES, Chiquinha e Quico entram na 'Casa da Bruxa' e 'descem' a uma caverna escura com toda parafernália típica popularmente atribuído a uma bruxa. Aqui, é a entrada ao 'Palácio Negro' dos Círculos Iniciáticos.

- A avó de Chiquinha ( ) e o Carteiro ( ), representam aspectos superiores da Árvore que, vez por outra, demonstram sua face para recolocar as coisas em ordem.

Enfim, durante uma hora e meia, no quadro negro, falei sobre estas associações e mil outras; quando estavam todos eufóricos, convencidos e contentes com estas 'descobertas', anunciei a realidade:

Eu tinha acabado de INVENTAR tudo aquilo!!!.

Nada, nada, nada daquilo tinha um fundamento pautado pela realidade ou pela Filosofia Iniciática. Duas ou três pessoas se manifestaram dizendo que usei de má fé, que era arrogante, prepotente e ludibriador.

Uma 'reviravolta' que despertou antipatia ao invés de mentes.

Tudo, tudo uma deliciosa 'viagem na maionese'.

Expliquei que realizei esta palestra para exemplificar o quão fácil é conduzir a mente humana por idéias baratas, à crenças e filosofias descabidas.

O palestrante anterior, que até a pouco me sorria como uma criança Iluminada, me olhava agora com fogo nos olhos.

Sim, eles ficaram chocados por eu ter-lhes elevado a um mundo de sonhos e em seguida os atirado ao solo frio e duro da realidade.

Em suma:

Cuidado! Não comece a ver significado, Magia, Filosofia ou Deus onde só existe um reflexo no janela, uma mancha no espelho ou uma nuvem no céu.

In Lumem Lumine,

C.C.C.M.R+C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu e-mail para retornarmos seu comentário.