terça-feira, 31 de agosto de 2010

A TARIQA TIJANIYYA: O SUFISMO



A TARIQA TIJANIYYA:UM MEIO DE APROXIMAR-SE DE ALLAH.

Em nome de Allah,O Clemente,O Misericordiador.

“O crentes,temei a Allah,tratai de acercar vos d'Ele.”(Al Maida:35)

Dentro da esfera do Alcorão e do Hadith.
A Tariqa Tijaniyya é um meio de aproximar-se de Allah, um enfoque que requer uma completa submissão a Allah e aderência da Sharia (Lei Islamica). Xeque Ahmad Al Tijani( RA) declarou:"Seja o que ouvir o que foi dito, compare com o que eis estabelecido na Sharia. Se caso se ajusta nela, tomai-a: Se não faz assim, deixe-a". Também disse: "Dentro do Alcorão e do Hadith encontrará a Tariqa Tijaniyya. Fora do circulo do Alcorão e do Hadith não tem nada de nome Tariqa Tijaniyya."
A Tariqa Tijaniyya é uma via sufi baseada unicamente no Alcorão e no Hadith.O sufismo (Tasawwuf) é a espiritualidade da religião Islâmica. É a ânsia da alma de conhecer o seu Criador e remonta até o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele). Através do Sufismo um crente alcança o Ihsan, que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) descreve em um hadith como "Adorar a Allah como se o estivesse vendo,embora não o vê, certamente Ele vê a ti". Xeque Ahmad Tijani (RA) disse: "Tauwasuf é seguir a Allah fazendo o que Ele tem ordenado e evitando o que Ele tem proibido, em público e no privado (Zahir e Batin), e adorar Allah na forma em que Ele quer que seja adorado, não na forma que lhe agrade".Disse simplesmente, uma tariqa é uma via ou um caminho até Allah. As doutrinas práticas da Tariqa Tijaniyya aumentam, porém em nenhum caso se contrapõem ao que a Sharia prescreve para cada crente. Os 3 princípios sobre os quais se baseia a tariqa são: Pedir perdão a Allah, dizer La Ilaha Ila Allah e oferecer orações para o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele) da forma que explicaremos adiante.
Em um hadith qudsi: Allah Subhana wa Taala disse: "Eu era um Tesouro Oculto e quis ser conhecido". Em outro hadith qudsi: "Me Conheça antes de Me adorar. Se não Me conhece, como pode Me adorar?". O povo da Tariqa Tijaniyya antes de tudo, muçulmanos que temem  Allah e amam o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e são devotos de Allah em suas orações, dão esmola e recordam Allah, esforçando-se para conhecê-lo ao longo deste mundo, 120 MILHÕES' de muçulmanos estão buscando o conhecimento de Allah através da Tariqa Tijaniyya.

XEQUE AHMAD AL-TIJANI


A Tariqa Tijaniyya nos vem do Xeque Ahmad Al-Tijani, que Allah esteja satisfeito com ele, que viveu entre 1735 a 1815. Seu nome, Tijani, honra o povo de sua mãe na Argélia, Aos 7 anos de idade, se converteu em Hafiz ul-Qur'an (uma pessoa que memorizou completamente o Alcorão). Com  21 anos de idade, já havia se convertido em um sábio em todos os estudos tradicionais islâmicos e começou a buscar uma tariqa (via ou caminho) para conhecer Allah. Em seu processo de busca, se uniu a várias confrarias sufis como a Qadiriyyah, a Nasariyya, a Hadidiyya e a Kalwatiyya, porém acabariam abandonando-as todas elas pelo conselho do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Com  40 anos de idade, Allah abençoou ao Xeque Ahmad Al-Tijani (RA) com uma visão do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele) em plena luz do dia e recebeu a Tariqa Tijaniyya dele (que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele).O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele) disse ao Xeque Tijani (RA) que era seu Xeque e lhe entregou o Wird Tijani, quer dizer, o dhikr que será descrito na continuação.

SEGUNDO O ALCORÃO E A SUNNAH:

A Tariqa Tijaniyya deseja que os muçulmanos se orientem pelo estabelecido no Alcorão e na Sunnah do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), quer dizer, adorar a Allah e não associar-lhe a nada. O papel do Xeque é de guia espiritual, um mestre que mantém a atenção do estudante voltada para Allah. Allah disse no Alcorão: "Entre os povos que temos criado, há um que rege pela verdade e com ele julga.” (7:181).
Os Shuyukh (plural de xeque) são amados e respeitados por causa de seu conhecimento e seu indispensável papel na hora de guiar o povo até Allah. É essencial encontrar um guia espiritual para poder limpar a alma de suas enfermidades. Igual um médico, que recomenda uma terapia ao paciente, o guia espiritual purifica e conduz a alma até Allah.

No Alcorão Allah disse"...Segue a senda daquele que se voltou contrito a Mim..."(31:15)

A Tariqa Tijaniyya busca a guia no Alcorão e no Hadith e ambos proporcionam a evidência de que existiam aqueles que conheciam mais inclusive que os próprios Profetas (que a paz esteja sobre todos eles). Ao Profeta Mussa (que a paz esteja sobre ele) foi enviado  Al khidr (Que a paz esteja sobre ele), tal como vem descrito no Alcorão"E encontraram-se com um de Nossos servos, que haviamos agraciado  com a Nossa misericórdia e iluminado com a Nossa ciência."(18:65). Um hadith atribuído a Sayyidina Omar (AR)e relatado por Muslim indica que o Anjo Jibril (Gabriel em árabe que a paz esteja sobre ele) venho ensinar aos companheiros sua religião,quer dizer,servindo-lhes como seu Xeque.
O Próprio Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele) não recebeu a revelação do Glorioso Alcorão diretamente de Allah,Allah Subhana wa Taala revelou o Alcorão e seu Tafsir (significados) ao Profeta (que a paz e bênçãos estejam sobre ele), através do Arcanjo Jibril(que a paz esteja sobre ele), que atuou como seu (que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele) Xeque.

VER O PROFETA:

Seria necessário acrescentar que, ao ver o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) depois de sua morte não é algo impossível. Em um hadith relatado por Bukhari menciona-se que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “quem quer que tenha me visto em sonho, então viu a verdade, pois satanás não pode aparecer em minha forma”.Em outro Hadith, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele) disse:“Quem quer que me tenha visto em sonho, viu a verdade”. Em mais outro hadith, o Profeta (que a paz esteja sobre ele)disse:"Quem mentir sobre mim,deverá preparar seu acento no Inferno". Xeque Tijani (RA) estava versado na Sunnah do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e, bem seguro, não havia se condenado a si mesmo ao Inferno mentindo sobre o fato de haver visto o Profeta(que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele) além disso, Xeque Tijani era um Wali de Allah, quer dizer, um daqueles sobre os quais disse Allah no Alcorão:"Meu protetor é Allah, Que (me) revelou o livro,e é Ele Quem ampara os virtuosos." (7:196). Certamente, Allah pode fazer com que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) apareça a quem Ele amparar.
Antes do Xeque Ahmad Tijani,Sidi Xeque Abdul Qadir Gilani fez a mesma afirmação,quer dizer,haver visto o Profeta(que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele).Ele assinalou que não havia contraído matrimônio até que o Profeta(que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele) apareceu e ordenou realizá-lo.Jalaludeen Suyuti,o autor de muitos livros de ahadith,afirmou haver encontrado o Profeta(que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele)no Cairo mais de 70 vezes.Ibn Abbas(ar) disse também:"Durante os passados 40 anos,sem o Profeta(que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele)se me houvesse desaparecido durante um segundo,não me havia considerado a mim mesmo como muçulmano."
As pessoas retas estiveram vendo o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) antes do Xeque Tijani (RA) e os muçulmanos virtuosos estão sempre o vendo e o encontrando no caminho do tasawwuf (sufismo), um aspecto essencial do qual é seguir o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Em um hadith, o Profeta declarou: "Todos entrarão no Paraíso, exceto aqueles que recusem a fazê-lo.” O povo perguntou: "Quem recusará entrar no Paraíso?” O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) respondeu: "Quem me seguir vai ao Paraíso. Quem não me seguir estará recusando o Paraíso.” Em outro hadith menciona que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Se ama  Allah siga-me, Allah o amará".

OS 3 PRINCIPIOS DA TARIQA TIJANIYYA.

Os 3 princípios,contidos no alcorão e na sunnah, sobre os que estão baseados a Tariqa Tijaniyya são:
1. Pedir perdão a Allah. No Alcorão (57:21), Allah diz:"Emulai-vos,pois em obterdes a indulgência do vosso Senhor!". E no Alcorão (71:10), Allah disse também:.."Implorai o perdão do vosso senhor,porque é Indulgentíssimo". No alcorão (11:3) Allah também disse:"Implorai o perdão de vosso Senhor e voltai-vos a Ele". E no Alcorão (4:110) Allah também disse: "E quem cometer uma má ação ou lese a si mesmo, e em seguida (arrependido), implorar o perdão de Allah, sem duvida achá-lo-á Indulgente, Misericordioso". O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) se dirigiu a nós dizendo: "Vossa enfermidade é o haraam e o remédio para vossa enfermidade é dizer astagfirullah". E temos o exemplo do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), nosso guia mais excelente, que pedia somente perdão 100 vezes por dia, apesar inclusive de Allah ter declarado no Alcorão (48:2):"Para que Allah perdoe as tuas faltas, passadas e futuras, agraciando-te e guiando-te pela senda reta". Se este é o caso com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), nós necessitamos certamente buscar muito mais o perdão de Allah.

2. Dizer LA ILAHA ILA ALLAH. Em um hadith, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "A melhor palavra que é dita, junto com os profetas anteriores, é "La Ilaha Illa Allah”. e em outro hadith disse: "Quem disser La Ilaha Ila Allah entrará no Paraíso”. Em outro hadith menciona-se que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "E o melhor de todos os tipos de recordação de Allah é La Ilaha Ila Allah”.Os muçulmanos da Tariqa Tijaniyya dizem La Ilaha Ila Allah pelo menos 300 vezes por dia, além de dizer durante as orações.

3. SALATUL ALA NABI: quer dizer: oferecer as orações ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) Allah ordenou os crentes oferecer as orações para o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no alcorão (33:56): "Em verdade, Alláh e Seus anjos abençoam o Profeta. Oh fiéis, abençoai-o e saudai-o reverentemente!.”O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele disse em um hadith:” Quem oferecer uma oração para mim, Allah oferecerá 10 por ela, se ela faz 10, Allah fará 100 por ela, se ela faz 100, Allah fará 1000 por ela, se ela faz 1000, entrará no Paraíso ombro com ombro comigo."

A RECORDAÇÃO DE ALLAH:

O trabalho espiritual que um Tijani está obrigado a fazer em sua viagem até Allah é dhikr, quer dizer, o recordo de Allah. O dhikr fornece um vinculo direto do servo até Allah.
No Alcorão (2:152) Allah disse: "Recordai-vos de Mim,que Eu Me recordarei de vós..."
No Alcorão (33:41-42) Allah disse: "O crentes, mencionai freqüentemente Allah. E glorificai-O, de manhã e à tarde."
No Alcorão (29:45) Allah disse: "...a oração preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito mas, na verdade, a recordação de Allah é a (coisa) mais importante. Sabei que Allah está ciente de tudo quanto fazeis.”
No Alcorão (73:8) Allah disse: "Porém recorda-te do teu Senhor e consagra-te integralmente a Ele."
No Alcorão (3:191) Allah disse: "Que mencionam Allah, estando de pé, sentado, ou deitados..."
No Alcorão (13:28) Allah disse: "Que são crentes e cujos corações sossegam com a recordação de Allah. Certamente a recordação de Allah..."

Além disso, em um hadith qudsi Allah tem dito: “... E o servo Meu continuará buscando a Minha complacência mediante obras super-rogatórias, até que Eu o ame. Quando o amar, serei como o seu ouvido com o qual ouve como suas vistas com as quais vê como suas mãos com as quais lida como suas pernas com as quais caminha."

Claramente,a importância do dhikr como uma forma de adoração está firmemente estabelecida no Alcorão e nos Ahadith. O especifico dhikr da Tariqa Tijaniyya consiste no Astagfirullah, La Ilaha Ila Allah e no Salatul ala Nabi.

AS CONDIÇÕES PARA CONVERTER-SE EM UM DISCIPULO DA TARIQA:

1) Uma vez que tomes a tariqa, não abandoneis. Permanece nela durante toda sua vida porque é um compromisso entre tu e Allah. No Alcorão, Allah diz: "Cumpri o pacto com Allah, se houverdes feito, e não perjureis depois de haverdes jurado solenemente, uma vez que haveis tomado a Allah por garantia, porque Allah sabe tudo quanto fazeis" (16:91). Por sua parte. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele disse: "Um pouco de forma continuada é melhor que muita interrompida."

2) Um discípulo não deve se unir a nenhuma outra tariqa, porque Allah é Único, e o Profeta do Islam é um e o xeque que guia deve ser um também, Do mesmo modo que uma mulher não pode ter dois maridos, um discípulo não pode ter dois Shuyukh ao mesmo tempo e beneficiar-se espiritualmente.

3)Não prestar homenagem a nenhum wali que não seja Tijani, porém respeitar todos os Awliya de Allah.

4)Observar as cinco orações diárias, com a ablução corretamente feita, e fazê-las em comunidade, há não ser que tenha alguma desculpa para não rezar em congregação.

5) Ser bom com os teus pais.No Alcorão, Allah diz: "E recomendamos ao homem a benevolência para com os seus pais. Sua mãe o carrega, entre dores e dores, e a sua desmama é aos dois anos, (lhe dizemos): Agradece a Mim e aos teus pais."(31:14)

6)Fazer o dhikr requerido consistente no ASTAGFIRULLAH, LA ILAHA ILLA ALLAH e SALATUL ALA NABI, em seus tempos prescritos.

TODOS OS MUÇULMANOS SÃO BEM VINDOS:

A tariqa Tijaniyya não tem nenhuma relação enquanto a sexo ou idade. Qualquer muçulmano cujo coração almeja conhecer Allah e adorá-Lo como Ele deseja ser adorado e que esta disposto a realizar um trabalho espiritual, e fazer o dhikr, seja homem ou mulher, será bem recebido. Allah Subhana wa Taala disse no Alcorão"Aqueles que obedecem a Allah e ao Mensageiro ,contar-se-ão entre os agraciados por Allah. profetas, verazes, mártires e virtuosos. Que excelentes companheiros serão!” (4:69)


A TARIQA DOS ULAMA:

A forte ênfase que a Tariqa Tijaniyya faz sobre a importância de aprender o Alcorão, e de se converter em um Hafiz ul-Qur'an, é conhecia e respeitada em todo o mundo muçulmano. A educação é uma prioridade entre os membros da Tariqa Tijaniyya tanto homens como mulheres e a Tariqa é famosa pelos seus sábios, tanto assim que é chamada "A Tariqa dos Ulamas". O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Os sábios são os herdeiros dos Profetas."
Os profetas não deixaram riquezas para serem herdadas deles, e sim deixaram apenas o conhecimento.

"A educação é um dever sagrado para cada muçulmano e muçulmana."
(Hadith Al-Bayhaqui)

Fonte clique aqui

4 comentários:

  1. voces se localizam aonde ,e como fazer parte deste grupo?

    ResponderExcluir
  2. Assalamu áleicum. Conheçam o sufismo Qadiri Rifai Ansari.
    www.estradadaharmonia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Em que cidade estão? gostaria de saber, estou interessada.

    ResponderExcluir
  4. Em que cidade estão? gostaria de saber, estou interessada.

    ResponderExcluir

Deixe seu e-mail para retornarmos seu comentário.