domingo, 24 de janeiro de 2010

O MORMONISMO E A MAÇONARIA






A cerimônia de Investidura de Templo é simplesmente uma versão modificada da cerimônia da Maçonaria que existiu muito tempo antes de Joseph Smith nascer. Joseph e Hyrum Smith eram maçons ativos. Muitas partes da Cerimônia de Investidura do Templo (verbosidade, apertos de mão, posições de braço, palavras sussurradas, avental de folha de figo, contra-senhas secretas, cantos, etc.) foram plagiadas de cerimônias da Maçonaria. Joseph Smith introduziu a cerimônia de Templo mórmon dentro de 2 meses depois de se tornar maçom. Havia maçons na multidão que matou Joseph pois ele, antes de ser fuzilado, ergueu os braços numa atitude maçônica e disse: "Oh, Senhor, meu Deus! Não há nenhuma ajuda ao filho da pobre viúva?". Eles tiveram problemas com o plágio da cerimônia maçônica na cerimônia de Templo mórmon. Por favor, note que nem a cerimônia maçônica nem a Cerimônia de Investidura do Templo mórmon são secretas, pois todos os detalhes estão em domínio público.

Heber C. Kimball escreveu para Parley P. Pratt:
"Nós organizamos uma Loja maçônica aqui... cerca de 200 tornaram-se maçons. O irmão Joseph e Sidney [Rigdon] foram os primeiros a serem recebidos na Loja. Todos os doze se tornaram membros exceto Orson P. [Pratt]... o Irmão Joseph diz que a Maçonaria foi tomada do Sacerdócio, mas foi desvirtuada.... Nós temos a verdadeiro Maçonaria".

De uma cópia mecanografada de uma conversa do Dr. Durham comparada cuidadosamente com uma fita gravadada e declarada exata por Mervin B. Hogan, Secretário da Loja de Pesquisa maçônica de Salt Lake City, Utah. No Help For the Widow's Son, by Reed C. Durham, p. 25.

A história das placas douradas esculpidas em uma abóbada de pedra curvada é bem parecida com uma história mais antiga da Maçonaria.

O termo mórmon "Reino Celestial" é terrivelmente semelhante ao termo maçônico "Loja Celestial Acima".

(...)

"[A Maçonaria é]... a guarda e depositária (desde Enoque) das grandes verdades filosóficas e religiosas, desconhecidas para o mundo...".
Morals and Dogma of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry, by Albert Pike, Washington D.C., 1958, pág. 210.

A cerimônia de investidura SUD foi mudada muitas vezes (basicamente está sendo reduzida).

Joseph e a Loja maçônica de Hyrum estava se tornando a maior Loja maçônica em Illinois. Os maçons não-mórmons estavam se sentindo ameaçados pela posse da maçonaria pelos SUD. Veja Evidências e Reconciliações (primeira edição), pelo Apóstolo John A. Widstoe, volume 3, pág. 358.

O traje mórmon (roupa íntima) tem símbolos de pagãos de maçonaria, como o compasso e o esquadro.

Até ser removido recentemente da cerimônia de Templo mórmon, os protetores do Templo juravam:

1. que por penalidade poderiam ter suas gargantas cortadas de orelha a orelha.
2. que por penalidade poderiam ter seus corações arrancados de seus peitos;
3 que por penalidade teriam seus corpos estripados.

Nas cerimônias de investidura mórmon antes de 1990 faziam-se estes juramentos e eles foram diretamente copiados das cerimônias da Maçonaria.

Fonte: aqui