domingo, 24 de janeiro de 2010

APRESENTAÇÃO DO MARTINISMO





Traduzido do Espanhol pelo Irmão Albertus S. I.
Hermanubis Martinista


Há muitos grupos que se denominam Martinismo. Sem dúvida, a Ordem Martinista, que com este nome uma só, é uma escola de altos estudos, completas por si mesma, englobando vários graus e muitos anos de estudo e prática.

O Martinismo é uma Escola de Iniciação Real, uma Ordem de ensino superior e um Centro de altos estudos esotéricos.

Trataremos de expressar brevemente alguns conceitos sobre a definição dada.

É uma Escola, pois se divide em ensino e guia sistemático. Junto a instrução coletiva, há uma individual, que é a mais importante. A cada integrante se entregam os meios necessários para o desenvolvimento, de acordo com a própria experiência e temperamento. Cada um de nós tem um ritmo diferente em sua evolução, fator que é levado muito em conta no Martinismo.

Segundo Louis Claude de Saint-Martin, o verdadeiro sentido da palavra "iniciar", em sua etmologia latina, quer dizer aproximar, unir ao princípio. A palavra "initium", significa também "princípio que começa".

O integrante do Martinismo se inicia em um caminho, cujas metas se assinalam mais adiante. Deve ter uma transformação que o capacitará para converter-se em um novo ser. Se trata de um renascer, ou seja, voltar a nascer. De uma pessoa que se deseja arrastar por uma torrente, pelo meio, pelo externo; se converterá em uma pessoa com identidade própria, com pensamentos seus, com capacidade para transformar e construir, passando da vida terrena para a vida espiritual.

Real, porque o disse anteriormente não são especulações intelectuais. O Martinismo não é uma instituição onde se deve vir a aprender e acomular-se de conhecimentos teóricos. Para isso existem muitas outras organizações e muitos livros. O Martinismo trabalha com forças sutis da natureza e exige de seus integrantes um desejo sincero e efetivo de superação e aperfeiçoamento. Seus estudantes devem lutar por um desenvolvimento integral de todo o seu ser, que os transformará em um novo homem ou uma nova mulher. Façamos uma analogia; é como haver vivido como lagarta e crisálida dentro de um casulo e logo aprender a rompe-lo, convertendo-se em alada e livre borboleta.

Uma ORDEM devido a que seus ensinamentos e integrantes se tenham hierarquizados a semelhança da organização que existe em todo o Universo. Os estudantes vão se agrupando em diversos níveis, segundo seu grau real de desenvolvimento, a fim de conseguir um estudo coletivo harmônico e ao mesmo nível, que se une a uma preparação individual.

Vejamos porque dizemos ENSINO SUPERIOR. Todos os temas de estudo das disciplinas correntes interessam ao Martinismo. Também todos os estudos esotéricos, herméticos, religião e filosofias. Estes temas são um meio para o aperfeiçoamento do homem; são elementos que permitirão servir melhor seus semelhantes. Traz a diversidade de disciplinas e filosofias, se descobrem os pontos de união e se encontra um Plano Universal que rege acima de todos. Conhecer esse plano e trabalhar de acordo com ele, é o objetivo destes ensinamentos. São os meios para se atingir os fins transcendentes e superiores.

Dizer que é um Centro de altos estudos esotéricos, nos leva a tratar de definir este último termo. O esoterismo é o estudo do que está oculto ou escondido da maioria dos homens. Há uma série de aspectos do universo e de nós que estão por traz do visível, e inclusive, por traz dos meios de percepção.

Justamente estes aspectos são as causas do mais denso e visível. Mediante o aperfeiçoamento e desenvolvimento, se pode investigar e descobrir leis, princípios e estados que para a maioria não existem, porque não os conhecem. Diz um comunicado do organismo máximo do Martinismo: "É muito importante não confundir o sentido desta última palavra ( esotérico ) ... que não tem nada a ver com certo ocultismo de baixo nível, ávido de "poderes" extraordinário, de "manifestações" sensacionalistas e de certas "comunicações". Desde logo, sabemos que o Invisível pode manifestar-se ante o homem de diferentes maneiras, e é precisamente por isto que tais manifestações devem ser consideradas de forma séria e com respeito, e que é preciso admitir sua eventual realidade com extrema prudência".

Finalmente, sinalizamos que o Martinismo pretende ser uma FRATERNIDADE. No Martinismo se reúnem pessoas de diferentes crenças, de distintos níveis de desenvolvimento que pertencem, ou não, a outras instituições, de diversas idades, homens e mulheres, estudantes, profissionais, donas de casa, empregados, etc.. Todos trabalhando unidos por um ideal comum e quem sabe compreendendo algum dia que traz o externo e acidental, que nos diferencia, existe algo interno e essencial que nos faz iguais, por serem filhos de uma mesma Criação. Quando se consegue esta comunicação de alma com alma, se estabelece um irrompível laço de irmandade.

.·.