quarta-feira, 25 de novembro de 2009

NOVAS ORDENS MARTINISTAS NO BRASIL




Nas ultimas semanas temos recebido vários emails de amados irmãos indagando sobre a veracidade ou não da instalação no Brasil de lojas e Heptadas de algumas Ordens Martinistas que ainda não tem atividade em nosso solo ou ainda tiveram suas atividades descontinuadas no passado.

Para que os rumores fossem confirmados ou não, pesquisamos junto as organizações citadas a veracidade das noticias que estão circulando em nosso meio.

Estas são as conclusões oficiais recebidas:

Ordem Martinista dos Cavaleiros de Cristo ( OMCC)

De origem russa (Nicolas Novikov), e ao mesmo tempo depositária da filiação de Papus e da filiação de Robert Ambelain a OMCC confirmou a sua reativação no Brasil, especificamente em primeiro momento, na cidade do Rio de Janeiro isto já no inicio do proximo ano.

Uma das mais antigas e importante Ordens administrativamente Organizadas, a OMCC mantém relações fraternas com a maior parte das Ordens Martinistas do mundo. É uma das poucas tradições que ainda perpetua na nossa época as Linhagens de Iniciadores Livres. A OMCC integra a desejada pluralidade dos caminhos seguidos pelos Mestres Passados e tem a seguinte linha de sucessão principal reconhecida: Louis Claude de Saint-Martin, Kourakine (príncipe iniciado pelo próprio Filósofo Desconhecido), Nicolás Nikolov (escritor e editor), Gamaleï (poeta), Arsenyev, Pierre Kasnatchéëv, Serge Marcotoune (Hermius), Armand Toussaint (Raymond Panagion em 1930),Triantaphillos Kotzamanis, Sâr Dionysus - Remi Boyer.

A OMCC no Brasil seguirá a mesma estrutura européia ou seja trabalhando seus membros em 2 vias simultaneas a mística e a teúrgica. Elaborando ao mesmo tempo no interior e no exterior, eles propõe, num primeiro momento, o estudo e a experiência das técnicas fundamentais (concentração, meditação, e a aplicação dos rituais ) comuns ou específicos a essas duas vias. Num segundo momento, o estudante poderá aprofundar a sua via com a ajuda dos instrumentos tradicionais na via mística ou na via teúrgica (prática de rituais operativos especificos).

Ordem dos Cavaleiros Martinistas

Não foi confirmado oficialmente a fundação no Brasil de uma sessão sulamericana da OCM. O chamado Collège du Temple ou melhor Collège du Temple de l'Homme, é uma Ordem Martinista criada a partir de uma dissidência da Heptada Francesa 'Abbé de la Noue' fundada nos anos 70 e subordinada a OMT ( TOM/ AMORC) .

Esta Ordem foi fundada em 1980 aproximadamente, a principio , com o titulo distintivo 'L'Ordre des Chevaliers Martinistes' , cujo nome foi mudado posteriormente para 'Collège des Chevaliers Martinistes' , e atualmente 'Collège du Temple de l'Homme' , embora continue sendo chamada de C. O.M. ou M.O.C.
 
Fonte: Hermanubis
 
.·.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu e-mail para retornarmos seu comentário.