segunda-feira, 27 de julho de 2009

FRATERNITAS ROSICRUCIANA ANTIQUA - F.R.A.



A Fraternitas Rosicruciama Antiqua (FRA) é uma instituição espiritualista, mística, eclética e cristã.
A FRA não tem fins lucrativos nem políticos. Vive financeiramente com a contribuição de seus membros, mas sustentada em todos os planos por mentes e corações altruístas e puros.
Visamos a "Servir à Grande Obra", orientar os que aspiram a um abrigo de Paz e a irradiar Pensamentos de Luz, para dissipar as "trevas", a fim de iluminar o Caminho Correto, sempre tentando facilitar aos que buscam o Reino dos Céus.

Os membros da FRA se reúnem periodicamente com a finalidade de estudar, participar de rituais e confraternizar-se. Para aqueles que desejam ingressar na FRA mas estão impossibilitados de comparecer ao nosso local de encontro, mantemos uma sistemática de auto-treinamento e desenvolvimento do estudante, à distância, através de cursos por correspondência.

Estamos localizados na cidade do Rio de Janeiro, numa aprazível sede própria, destinada a trabalhos espirituais, e também onde concentramos atividades administrativas.
Possuímos filiadas em outras cidades do Brasil.
História
A FRA teve origem na Europa, fundada e organizada por um Iniciado alemão, o Dr. Arnold Krumm-Heller. Sua sede na Alemanha era em Marburg/Lahn, enquanto seu fundador viveu. Depois da Segunda Grande Guerra, o Mestre mostrou desejo de transferir a Direção Suprema - o Summum Supremum Sanctuarium - para o Planalto Central do Brasil, tendo enviado ao Brasil seu discípulo - o Dr. Albert Wolff - para dar prosseguimento ao seu desejo. Infelizmente o Dr. Wolff faleceu, no Brasil, antes de poder realizar sua missão em terras brasileiras.

No Brasil, fundou-se a FRA a 27 de fevereiro de 1933, em São Paulo e em 27 de julho do mesmo ano no Rio de Janeiro - então capital do país.Foi a irmã Raquel Prado, ilustre escritora, iniciada em São Paulo, que estando no Rio de Janeiro, procurou pelo seu amigo, o Dr. Domingos Magarinos, com quem firmou a idéia de trazer o Mestre Cambareri - discípulo e representante do Soberano Grã Comendador Dr. Krumm-Heller - ao Rio para aqui fundar outro Ramo da FRA. Cambareri trouxe de São Paulo o irmão Joaquim Soares de Oliveira para secretariar a ata de fundação.
Sobre o fundador
O Dr. Arnold Krumm-Heller (Mestre Huiracocha), nasceu na Alemanha em 1876.

Ainda moço, viajou ao México onde tinha familiares, por parte de mãe. Estudou Ciências Naturais e Medicina na Alemanha, França, Suíça e México, onde mais tarde, como Coronel Médico, serviu no Exército do Presidente Madero, e recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Mexicana.

Casou-se no Chile, onde viveu por algum tempo.

Quando sua genitora faleceu, buscou lenitivo no seio do Espiritismo, e tal foi seu entusiasmo que fundou uma revista para difundir a doutrina. Essa revista lhe trouxe contato com publicações esotéricas. Deixou o espiritismo, suspendeu a publicação da revista e buscou novos conhecimentos com os Mestres do Velho Mundo. Pertenceu a várias Ordens, obteve os mais altos graus da Maçonaria, inclusive a de Memphis-Misrain, e reorganizou a Fraternidade Rosa-Cruz inicialmente na Espanha e após na Alemanha.
Por esta grande realização, o Iluminado Mestre Rakoczi lhe conferiu o título de Soberano Grã Comendador de um Ramo da Fraternidade, que o Mestre Huiracocha registrou com o mundialmente conhecido nome de Fraternitas Rosicruciana Antiqua.

Krumm-Heller visitou o nosso país em 1936, quando consolidou a instalação da Ecclesia Gnostica. Realizou missa, três casamentos e sagrou o Comendador Thurizar com o título de Bispo Gnóstico. Pronunciou várias conferências científicas, sempre com os anfiteatros cheios. Faleceu em Berlim, em 19/05/1949. Deixou muitos trabalhos escritos e livros publicados em vários idiomas.A Obra do Mestre tem contribuído para a evolução consciente da Humanidade, com Templos espalhados pelo mundo.

No Brasil, são mais de 70 anos de atividades ininterruptas, especialmente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Maranhão.
Filosofia
Denominamos Filosofia R+C ao "conjunto de estudos ou de considerações, que tendem a reunir uma ordem determinada de conhecimentos em um número de princípios, que lhe servem de fundamento".

Assim sendo, como parte integrante deste conjunto de estudos, nos deparamos com o estudo da constituição visível e invisível do ser humano, com o entendimento das múltiplas existências (Reencarnação), com as Leis Divinas que regem a vida humana, citando como exemplos a Lei do Carma, a Lei das Polaridades e as demais Leis que regem a constituição do Macrocosmo e do Microcosmo.

Diz o Mestre Huiracocha que a Bíblia é uma das obras iniciáticas mais perfeitas, ao estudo da qual devem dedicar-se os estudantes de ocultismo. É preciso, contudo, saber ler e compreender, pois mesmo teólogos dela não tiram o necessário proveito...

Todos os Mistérios e ensinamentos do passado encontram-se de modo grandioso na Bíblia Cristã, sobretudo na parte que denominamos de Apocalipse de São João, no qual se fala do Reino de Deus, do Pleroma dos gnósticos...

A Pistis Sophia, a Bíblia gnóstica é outra fonte indispensável de conhecimentos...
Mas é no Silêncio da Meditação, no recolher-se em seu Interior, no seu Íntimo, que o Aspirante encontra o verdadeiro caminho para a sua Iniciação, para a Iluminação de seu Ser, para a realização da Grande Obra.

A Ciência Oculta é o nosso saber e a Alquimia nossa fonte perene.
A palavra Alquimia se deriva da língua egípcia, e significa “prepara o negro”.

O “negro” se refere à substância Universal. Os alquimistaas preparavam o pó que alguns dizem ser vermelho, Cagliostro o descreveu com essa cor, e outros o apresentam como negro. A que preparava Huiracocha era escuro. Assim como é em cima, é em embaixo.

Este é o principio hermético fundamental para os rosacruzes. Assim como se forma a célula, se forma o homem e assim como se forma o homem, se forma o Universo.
.·.

5 comentários:

  1. Saudações
    Sobre o Sr. Krumm Heller, gostaria de saber qual sua ligação com Crowley; e se a FRA tem algo em comum coma AA ou mesmo a OTO, duas das Ordens que o bruxo inglês dirigiu. Para ser mais direto, gostaria de saber se a FRA tem em seus trabalhos o despertar do Anjo Guardião, bem como seu desenvolvimento, tal e qual pregava Crowley , e se esta Ordem mantém em seus ritos internos a magia sexual codificada ( por assim dizer ) pelo bruxo. Pergunto isso, pq em algumas comunidades R+C no Orkut, vários membros que se identificaram como sendo membros da FRA defendiam Crowley e sua Magia Sexual, o que muito me surpreendeu, e me fez inclusive deixar de frequentar a igreja gnóstica da FRA na Tijuca, por saber como eram dirigidas as missas do OTO, no que diz respeito ao pao e o vinho da liturgia.
    Ass: Alexandre littlechamb@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnold Krumm Heller foi membro da A.A e da O.T.O. e em seu livro LOGOS, MANTRAM,MAGIA reconhece Crowley como um de seus Mestres referindo-se a ele como PERDURABO(Motto de Crowley na Golden Dawn).
      A FRA no entanto, depois da 2ª Guerra Mundial associou-se com Reuben Swimburne Clymer da Fraternitas Rosae Crucis de Quaquertown nos USA e que era inimigo de Harwey Spencer Lewis e da AMORC. A partir de então a FRA não mantém nenhuma ligação com a A.A ou a O.T.O.

      Excluir
  2. Huuum bem entereçante!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Recebi material enviado via correio para análise minha de possível interesse em me tornar membro da FRA e gostaria de entender melhor como é a forma de contribuição, pois apresenta uma tabela referente a abril/2012, com dois valores correspondente a nacional e outro a estrangeiro e ainda diz que as mensalidades atrasadas serão atualizadas. A pretensão é cobrar desde 2012 ?
    Fala também que se deve pagar uma primeira mensalidade mesmo ainda não sendo sócio, já que vai ser submetido ao Conselho para aprovação. A pretensão é cobrar uma mensalidade antes de ser sócio ?
    Milton

    ResponderExcluir
  4. Prezado Antonio.
    Agradecemos a visita ao blog Rosacruzes, porém sugerimos que procure sua ordem em questão a F.R.A para resolver tais assuntos.
    O blog rosacruzes não representa e nem deseja ser orgão oficial de quaisquer ordem dita "Rosacruz".
    Agradecemos a compreenção.

    Fraternalmente,
    RC

    ResponderExcluir

Deixe seu e-mail para retornarmos seu comentário.